Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Cirurgia plástica pós bariátrica

Publicado por Jefferson Gularte
há 7 anos

Inúmeros são os casos em que as pessoas que realizaram CIRURGIA BARIÁTRICA buscam a realização de cirurgia plástica, normalmente o procedimento denominado dermolipectomia (cirurgia para retirada de excesso de pele), entretanto os planos de saúde negam o procedimento por entenderem que a cirurgia em questão se enquadra em tratamento estético.

Em que pese a negativa da cobertura contratual, o judiciário entende que o contrato do plano de saúde deve ser interpretado à luz do Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual é nula a cláusula que estabeleça obrigações consideradas iníquas, ou que seja excessivamente onerosa ao consumidor.

Sob a ótica do consumidor entende-se que a cirurgia plástica para correções das sequelas oriundas da cirurgia bariátrica representa uma complementação do tratamento da obesidade mórbida.

Assim, a negativa dos planos de saúde é indevida, possuindo o paciente o direito de requerer que seja realizado o procedimento cirúrgico (cirurgia plástica) para reparação de eventuais sequelas, ou que exija a reparação pelos valores despendidos pelo tratamento particular.

Nesse sentido, entendimento do Superior Tribunal de Justiça:

AGRAVO REGIMENTAL – AÇÃO ORDINÁRIA – PLANO DE SAÚDE – CIRURGIA DE REMOÇÃO DE TECIDO EPITELIAL APÓS A SUBMISSÃO DA PACIENTE-SEGURADA À CIRURGIA BARIÁTRICA – PROCEDIMENTO NECESSÁRIO E COMPLEMENTAR AO TRATAMENTO DA OBESIDADE, ESTE INCONTROVERSAMENTE ABRANGIDO PELO PLANO DE SAÚDE CONTRATADO, INCLUSIVE, POR DETERMINAÇÃO LEGAL – ALEGAÇÃO DE FINALIDADE ESTÉTICA DE TAL PROCEDIMENTO – AFASTAMENTO – NECESSIDADE – COBERTURA AO TRATAMENTO INTEGRAL DA OBESIDADE – PRESERVAÇÃO DA FINALIDADE CONTRATUAL – NECESSIDADE – RECURSO IMPROVIDO. (AgRg no AREsp 52.420/MG, Rel. Ministro MASSAMI UYEDA, TERCEIRA TURMA, julgado em 22/11/2011, DJe 12/12/2011).

Portanto, a cirurgia plástica para reparação das sequelas derivadas da cirurgia bariátrica deve ser realizada pelo plano de saúde.

Jefferson Gregoire Gularte OAB/RS 75028

  • Sobre o autorSócio
  • Publicações18
  • Seguidores36
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações115
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cirurgia-plastica-pos-bariatrica/420483584

Informações relacionadas

Nascimento & Peixoto
Artigoshá 3 meses

Plano de saúde negou o custeio da Cirurgia Bariátrica. O que fazer?

Galvão & Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 2 anos

Cirurgia Plástica: Entenda os Seus Direitos

Simão Gonçalves, Advogado
Artigoshá 3 meses

Indenização em Caso de Erro Médico em Cirurgia Plástica: Protegendo os Direitos do Paciente

Anna Rocha, Advogado
Artigosano passado

Quais documentos preciso para conseguir a cirurgia reparadora?

A Responsabilidade dos Planos de Saúde na Cobertura da Cirurgia Bariátrica e Plástica Reparadora Pós-Bariátrica

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nos processos de erro médico em Cirurgia Plástica, procurem sempre os serviços de um médico perito ou médico assistente técnico Especialista em Cirurgia Plástica e também em Medicina Legal e Perícia Médica. Basta consultar o Registro de Qualificação do Especialista (RQE), no site do CFM (em "busca por médicos"). Abraço a todos! continuar lendo