Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Pensão por morte militar

Pensão por morte militar: quem tem direito?

Publicado por Jefferson Gularte
há 5 anos

Afinal, quem tem direito à pensão por morte militar? Muitas pessoas não sabem, mas os beneficiários de militares das Forças Armadas possuem o direito ao recebimento do benefício.

O assunto guarda peculiaridades que merecem destaque e, por isso, o artigo de hoje trará diversos esclarecimentos sobre o tema.

Continue a leitura!

Pensão por morte militar: quem tem direito?

O desenvolvimento histórico da legislação brasileira sobre pensões militares reforça sempre o sentido da constituição de um patrimônio que, após a morte do militar, será legado aos seus dependentes. De acordo com o portal do Exército Brasileiro, é por isso que o militar contribui, durante toda a sua vida profissional e na inatividade, até a sua morte, para formar esse patrimônio.

Todos os militares das Forças Armadas (Exército, Força Aérea e Marinha) devem contribuir mensalmente com 7,5% de seus proventos, taxa destinada exclusivamente à pensão militar.

Aqueles que possuem direito ao recebimento de pensão militar são chamados de beneficiários.

Os beneficiários podem ser compreendidos como indivíduos que eventualmente vão receber a pensão militar. O que garante esse direito é a morte do militar. Com o seu falecimento, os beneficiários habilitados à pensão se tornam pensionistas militares.

De acordo com a LEI No 3.765, DE 4 DE MAIO DE 1960 (Lei das Pensões Militares) podem ter direito ao recebimento da pensão por morte de militar indivíduos com vínculos diversos ao militar falecido. No entanto, existem três ordens de prioridade que, como o próprio nome saliente, oferece precedência para determinados vínculos.

A Primeira Ordem de Prioridade dá precedência para:

a) Cônjuge;

b) Companheiro ou companheira designada ou que comprove união estável como entidade familiar;

c) pessoa desquitada, separada judicialmente, divorciada do instituidor ou a ex-convivente, desde que percebam pensão alimentícia;

d) filhos ou enteados até vinte e um anos de idade ou até vinte e quatro anos de idade, se estudantes universitários ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez; e

e) menor sob guarda ou tutela até vinte e um anos de idade ou, se estudante universitário, até vinte e quatro anos de idade ou, se inválido, enquanto durar a invalidez.

Filha de criação tem direito a receber pensão por morte de militar?

Como mencionado na Lei das Pensões Militares, estão inclusos na Primeira Ordem de Prioridade de recebimento das pensões enteados e menor sob guarda ou tutela de até vinte e um anos de idade ou até vinte e quatro anos de idade, se estudantes universitários ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez.

Dessa forma, filha de criação (assim como o filho) tem, sim, o direito de receber a pensão por morte de militar. No entanto, caso o ente não esteja na Declaração de Beneficiários, deverá comprovar por meio de documentos de registro civil ou judicialmente a dependência.


Dessa forma, filha de criação (assim como o filho) tem, sim, o direito de receber a pensão por morte de militar. No entanto, caso o ente não esteja na Declaração de Beneficiários, deverá comprovar por meio de documentos de registro civil ou judicialmente a dependência.

  • Sobre o autorSócio
  • Publicações18
  • Seguidores36
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações772
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pensao-por-morte-militar/674818206

Informações relacionadas

Hellen Monique Pereira Marinho, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de petição - Desconto indevido no beneficio do segurado do INSS.

Âmbito Jurídico
Notíciashá 9 anos

TRF2 nega pensão por morte de militar para neta com deficiência

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)